Disponível em: <http://www.monografias.com/trabajos53/impacto-ambiental-mercurio/impacto-ambiental-mercurio.shtml> Acesso em: 05/07/2011.
O Hg é um metal que apresenta-se em seu estado natural na forma líquida e pode ser encontrado de forma natural no solo, no ar e na água. (LACERDA et.al., 2007)
Ele é um importante metal para o monitoramento global de poluição antrópica (humana), pois: 1) Na década de 70, ele apresentava mais de 600 usos nas indústrias; 2) Ele apresenta alta toxidez, pois seu derivado mais tóxico (o metilHg) ataca o sistema nervoso central, podendo causar a disfunção neural, a paralisia e até a morte. (MARTINS et.al.,2004)
Anualmente são emitidas, para a atmosfera, cerca de 6000 t, sendo que deste total, 2000 t são decorrentes da volatilização natural do Hg, 1000 t correspondem à reemissão de superfícies terrestres e 3000 t são de responsabilidade humana;
FONTES DE CONTAMINAÇÃO
As maiores fontes de contaminação antrópicas por Hg são: as indústrias que queimam combustíveis fósseis e as indústrias químicas e eletro-eletrônicas. Podem também ser consideradas como fontes de emissão de Hg as erupções vulcânicas, os incêndios florestais, a queima de lixo, principalmente o lixo hospitalar e outros;
Os EUA são os principais responsáveis pela contaminação por queima de combustíveis fósseis;
No Brasil, a principal fonte de emissão de Hg são as atividades garimpeiras (Amazônia) – que emitem 29,7%;
REFERENCIAS
LACERDA, Luiz Drude de; SANTOS, Angelo Francisco dos and MARINS, Rozane Valente. Emissão de mercúrio para a atmosfera pela queima de gás natural no Brasil. Quím. Nova. 2007, vol. 30, n. 2, pp. 366-369.
MARTINS, R. V. ; PAULA FILHO , F. J. de; MAIA , S. R. R. Et. al. Distribuição de mercúrio total como indicador de poluição urbana e industrial na costa brasileira. Química Nova. 2004, vol. 27, n. 5, pp. 763-770.
sin el oxigeno no podemos vivir. Disponível em: <http://sineloxigenonopodemosvivir.blogspot.com/> acesso em: 15 da Abril de 2011.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO MERCÚRIO É UMA NEUROTOXINA E PODE PROVOCAR NAS PESSOAS QUE O INGEREM DESDE PROBLEMAS NA COORDENAÇÃO MOTORA ATÉ A MORTE, POIS ATUA PRINCIPALMENTE NO CÉREBRO E TECIDOS, DANIFICANDO-OS POIS É UM ELEMENTO AUTOCUMULATIVO NOS ORGANISMOS.
ResponderExcluirFalta o mais importante que é explicar o ciclo biogeoquímico do Hg!
ResponderExcluir