quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ciclo do enxofre

enxofre é um elemento que pode ser encontrado no solo em combinações de sais de sulfatosulfetos e minérios, sendo as proteínas dependentes do mesmo. Em regiões próximas a vulcões, o enxofre pode ser  encontrado na sua forma original, sendo esta a razão pela qual há muitas unidades de exploração nestas regiões. O ciclo do enxofre pode ser dividido em 6 etapas básicas:
  1. As plantas absorvem compostos contendo enxofre além dos sulfatos
  2. Na produção de aminoácidos das plantas o hidrogênio substitui o oxigênio na composição dos sulfatos;
  3. Os seres vivos que se alimentam de plantas ingerem os compostos das plantas que apresentam enxofre em suas estruturas, fazendo com que estes façam parte de sua própria estrutura;
  4. Depois da morte dos seres vivos, os Microorganismos decompõe os aminoácidos, tanto de restos de animais e plantas, nos quais há a presença de enxofre, criando sulfeto de hidrogênio;
  5. Do sulfeto formado é extraído enxofre por bactérias e microorganismos, responsáveis para isso;
  6. Continuando as reações, alguns microorganismos do solo podem provocar a produção de sulfatos , pela combinação do enxofre com o oxigênio.


Um comentário:

  1. O enxofre apesar de apresentar odor desagradável a nossos narizes é muito frequênte na atmosfera e, mesmo em pequenas quantidades,acabamos por inalá-lo, sendo os principais aceptores de tal gás as pessoas que estão mais próximas das fontes de contaminação do mesmo.

    ResponderExcluir